Páscoa no Japão: como é a relação dos japoneses com a data?

Páscoa no Japão

A Páscoa é uma data comemorada pelos cristãos e para eles, representa o renascimento de Jesus Cristo, filho de Deus. No Japão, a quantidade de cristãos é menor que 5%, sendo que a maioria da população é xintoísta ou budista. Isso faz com que alguns feriados cristãos, bem como os modos como são comemorados, não sejam os mesmos que em outros lugares, mas afinal, o Japão comemora essa data? A resposta é não!


Coelhos com kimono tradicional em uma loja de Kyoto, Tóquio.


A data coincide com o início da primavera, mas de longe você verá decorações personalizadas ou até mesmo um teto de supermercado repleto de ovos de Páscoa. Embora os japoneses gostem de trocar presentes, não há esse costume em datas específicas como os ocidentais. Algo parecido acontece em datas mais corriqueiras, como o Valentine’s Day, equivalente ao nosso Dia dos Namorados, e o White Day, data em que os meninos dão chocolates para as meninas, em retribuição ao presente recebido.



foto: Universal Studios Japan.




Embora haja baixa adesão à data pelos japoneses, o interesse aumenta a cada ano e algumas lojas estão fabricando produtos e doces com tema de páscoa. Na maioria das vezes, são lojas com alguma relação internacional, ou grandes marcas. As maiores divulgadoras da Páscoa no Japão são a Universal Studio Japan e a Disney, que contribuem para a Páscoa se difundir no Japão por meio de seus eventos especiais, como shows e decorações temáticas. Outros eventos também acontecem, como o Uki Uki Easter in Sengawa em Chofu-Tóquio.