Japão tradicional: conheça a história das Gueixas

,

Você conhece a história das gueixas?

Consideradas símbolos icônicos da cultura japonesa, as gueixas têm suas raízes no período Edo (1603-1868), quando elas começaram como mulheres que serviam chá e entretenimento em casas de chá. Com o tempo, suas habilidades artísticas e de entretenimento se tornaram mais valorizadas, e elas se desenvolveram em artistas altamente treinadas em música, dança, poesia, jogos e conversação. 

Desde a infância passam por treinamento em escolas especializadas chamadas de “okiya”, onde aprendem as habilidades necessárias para se tornarem gueixas proficientes. As maiko são meninas mais novas, que estão em um treinamento para se tornar uma gueixa. Já as geiko também podem ser consideradas gueixas, a única mudança entre elas é a localização. Assim, as geiko são gueixas de Kyoto. Já as gueixas “originais” são as que estão em Tóquio. 

Trajes

Imagem representando uma gueixa (mulher à esquerda) e maiko (mulher à direita).

Geralmente feitos de seda, os quimonos são acompanhados de adornos com padrões arranjados e cores vibrantes. As maiko geralmente usam quimonos mais coloridos e elaborados, enquanto as gueixas mais experientes usam quimonos mais discretos e sofisticados.

Cabelo

Modelo de cabelo arranjado conforme a cultura das gueixas.

É uma ponto essencial de sua identidade e de sua arte. Ele é tradicionalmente elaborado em penteados complexos e ornamentados, muitas vezes utilizando-se de perucas, extensões e acessórios elaborados, como pinos decorativos, flores e pentes ornamentais. Um dos estilos mais reconhecidos de cabelo de gueixa é o “shimada”, que consiste em um coque alto e arredondado, muitas vezes adornado com acessórios luxuosos.

Maquiagem

Jovem gueixa com quimono tradicional e maquiagem.

A maquiagem conta com a pele branca pálida, alcançada com uma base branca à base de arroz chamada de “oshiroi”. Aplicada de maneira uniforme no rosto, pescoço e peito, criando uma tela perfeita para os outros elementos da maquiagem. Os lábios são pintados de vermelho vibrante, muitas vezes em uma forma pequena e arredondada, criando uma aparência de botão de flor. Esse estilo de lábios é chamado de “Kuchibeni”. Os olhos são destacados com sombras escuras, delineadores e cílios postiços, criando um olhar sedutor e expressivo.

Acessórios

Modelo de Geta e leque.

Getas são calçados de madeira altos, semelhantes a tamancos, que as gueixas usam para se locomover nas ruas pavimentadas e evitar que suas vestimentas arrastem pelo chão. Também existem os leques, como por exemplo o Sensu, tradicionalmente empregados pelas gueixas, muitas vezes ornamentados com padrões delicados ou imagens tradicionais e usados em algumas vezes em danças ou apresentações.

Gostou da história? Marque uma pessoa ou compartilhe com seus amigos!