Valentine’s Day: como é o dia dos namorados no Japão

Você sabia que no Japão também se comemora o Dia dos Namorados?

Uma entre várias teorias relata que a tradição foi trazida dos EUA para o Japão em 1936 pela confeitaria Morozoff Ltd. No Japão, a data é comemorada em dois dias diferentes, sendo o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) em 14 de fevereiro, e o Dia das Namoradas (White Day), comemorado em 14 de março. Ambas as datas são marcadas pela troca de chocolates.
No mês de fevereiro, é possível ver as prateleiras das lojas no Japão repletas de chocolates, com caixas de chocolate e bombons de vários tipos.

A simbologia por trás da troca de chocolates

A troca dos chocolates ocorre quando as mulheres oferecem as doces delícias ao seu amado. O ritual se estende não só aos casais, mas também entre familiares e até colegas de trabalho. Indo mais além, a tradição também ocorre entre os mais jovens, onde meninas oferecem aos amigos na escola e até mesmo às suas amigas, além de irmãs e irmãos mais velhos.
Os japoneses possuem uma característica de serem tímidos, então, no Valentine’s Day as meninas têm a oportunidade de demonstrar que sentem algo a mais por algum amigo, isso porque cada chocolate é dado com uma finalidade.
Se a pessoa deseja presentear amigos, chefes pessoas em comum, o giri choco é a caixa mais em conta, mas para o namorado ou pretendente, a mulher geralmente compra um honmei choko, o qual é uma caixa bonita, toda decorada e repleta de chocolates especiais. Algumas japonesas optam por preparar doces em casa, sendo bolos e as mais variadas guloseimas de chocolate. As preparações realizadas em casa são consideradas as mais valiosas para os japoneses.

Já os homens retribuem os recebidos com chocolates brancos na data de março, conhecida comoWhite Day (dia branco), sendo considerado o “Dia das Namoradas”. Os brasileiros residentes no Japão aproveitam o Valentine’s Day para celebrar de forma especial o Dia dos Namorados.

Curiosidades desvendadas. Agora você sabe que indepentente de ser casais ou não, todo mundo ganha chocolate e comemora o dia de uma forma gostosa e divertida!