GOLDEN WEEK: A SEMANA DOURADA DO JAPÃO

,

Você sabia que o Japão tem uma semana inteira de Feriados?

A conhecida Golden Week consiste em um conjunto de feriados nacionais do Japão, que vai geralmente de 29 de abril a 5 de maio.

Esta semana de feriados do japão época é uma das mais esperadas e movimentadas do ano no Japão! Muitas empresas também fecham durante esse período e dão férias remuneradas aos funcionários. Assim, os japoneses aproveitam bastante os dias de folga para descansar, passear e visitar a família e viajar!

29 de Abril – Dia da Showa (Showa no hi – 昭和の日)

3 de Maio – Dia da Constituição (Kenpokinenbi – 憲法記念日)

4 de Maio – Dia do Verde (Midori no hi – みどりの日)

5 de Maio – Dia das Crianças (Kodomo no hi- こどもの日)

Durante os feriados da Golden Week no Japão, há um período de fluxo intenso de turistas, nos hotéis, parques e pontos turísticos. A data atrai tantas pessoas que só perde para o Ano Novo e da Semana de Obon.

Normalmente, esta semana é marcada um período de celebração de vários festivais por todo o Japão, em quase todas as cidades japonesas.

Dentre os eventos, há de desfiles de comemoração nacional, celebrações da cultura japonesa e também a apreciação das flores como glicínias, azaleias e as flores de cerejeira.

Contudo, devido à pandemia do COVID-19, o governo japonês pediu aos cidadãos que não façam viagens durante Feriados da Golden Week no Japão neste ano.  Isso é para evitar o aumento nos casos de covid-19, aconselhando o público para que descansem e aproveitem com a família em casa.

Confira o vídeo sobre esta semana especial em nosso canal:

Mas por que Golden Week?

Há várias teorias sobre a origem deste nome, mas a principal vem da indústria cinematográfica. Durante os feriados, há grande público visitando os cinemas, e em 1951 neste período o filme Escola da Liberdade (Jiyuu no Gakkou – 自由学校,) foi lançado.

O sucesso de bilheteria foi grande, fazendo com que a semana fosse nomeada como semana de ouro. Entretanto, algumas emissoras de tv e alguns jornais não usam a palavra “Golden Week”. Em vez disso, usam a expressão oogatarenkyuu (大型連休), que significa “feriado prolongado”.

 

O feriado prolongado da semana mais aguardados pelos japoneses é composto pelas seguintes comemorações:

1º Feriado da Golden Week no Japão

29 de Abril | Feriado do Dia do Imperador Showa

昭和の日 Showa no Hi

Em 29 de abril é comemorado o aniversário do imperador Showa, ou Hirohito. Ele governou o Japão entre 1926 a 1989, um período conturbado para o Japão que incluiu a Segunda Guerra Mundial.

Showa Hirohito nasceu em 29 de abril de 1901 e faleceu em 7 de janeiro de 1989. Ele foi o 124° imperador do Japão, assumindo o trono após a morte de seu avô, Imperador Meij. O governo foi caracterizado fim da Democracia Taishō, ascensão do fascismo, guerra, milhares de mortes e dificuldade por todo país.

Apesar disso, a Era Showa é de grande importância para a história do país, ficando conhecida como “Era da Paz Iluminada”.

A data comemorativa foi estabelecida não por afeição do pais pelo ex imperador, mas como uma forma de promover a reflexão sobre os tumultuosos anos de governo de Hirohito. E, ainda, exaltar a força e capacidade do Japão de se reestabelecer novamente.

 

2º Feriado da Golden Week no Japão

3 de Maio |  Dia da Constituição

憲法記念日 Kenpõkinenbi

No dia 03 de maio é comemorado o Dia da Constituição Japonesa, que esta em vigor desde maio de 1947. É considerado um dia importante para os cidadãos japoneses para refletir sobre as leis, democracia e governo japonês.

A constituição foi assinada em um acordo pós-guerra, em substituição a Era Meiji de 1889. Também conhecida como “Constituição Pacifista”, isso porque no fim da segunda guerra o renunciou do Japão ao direito de qualquer tipo de atividade bélica e participação militar em conflitos externos, a menos que seja em caso de autodefesa.

Neste dia, o prédio do Parlamento Nacional Japonês, Kokkai Gijido é aberto ao público para visitação. Neste local, que são tomadas as principais decisões e onde se concentra os três poderes que regem o país: Legislativo, Executivo e Judiciário.

 

3º Feriado da Golden Week no Japão

4 de Maio |Feriado do Dia do Verde

みどりの日 Midori no Hi

Midori no hi, ou Green Day , é comemorado em 4 de maio. O Imperador Showa era um amante da natureza, flores e plantas, então a data foi criada celebração ao meio ambiente.

Este é um dia em que os japoneses demonstram todo seu apreço e respeito à natureza. Assim, as famílias passam o tempo ao ar livre para relaxar ou participam de eventos destinados a esse dia em Parques e Jardins públicos.

Neste dia, há atividades como piqueniques, plantio de árvores e palestras informativas sobre as questões ambientais. Todos os anos nesta data, voluntários se mobilizam para plantar árvores, limpar parques naturais ou participar de campanhas públicas sobre a proteção ambiental. Também é destinado a aumentar a consciência e amor do povo do Japão pela Natureza.

 

4ºFeriado da Golden Week no Japão

5 de Maio | Feriado do Dia das Crianças

Kodomo no Hi こどもの日

O último feriado da Golden Week é O Kodomo no Hi  (こどもの日 ), o Dia das Crianças. Um dia para celebrar o crescimento saudável e a felicidade tanto de meninos quanto de meninas.

Anteriomente, no período Nara (710-794), quando era chamada de Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Mesmo que o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. Isso porque, as meninas possuem uma data especial celebrada no dia 3 de março, chamada de Hina Matsuri (Festival das Bonecas ou Dia das Meninas).

No dia 5 de maio, as famílias japonesas expressam o seu respeito pelas crianças, hasteando o Koinobori (carpas coloridas em forma de birutas e bandeiras) em suas residências como forma de desejar força aos filhos.

 

Mude de vida trabalhando no Japão!

Clique no botão a baixo e fale agora com nossa equipe: