Como está a vacinação no Japão?

Japão prevê para maio a ampliação do programa de imunização a população japonesa. A vacinação no Japão teve início a pouco mais de dois meses, vacinando menos de 2% da população do País. Um processo considerado lento, tendo em vista as expectativas para a realização das olimpíadas com previsão para acontecer ainda em 2021, no dia 23 de julho, evento já adiado anteriormente devido a pandemia.

Em abril, a maior parte das províncias já iniciaram a vacinação em idosos, o segundo grupo prioritário, atrás a penas dos profissionais da saúde. Até o final de junho, o Japão pretende encerrar a imunização dos idosos e parte do público com morbidades.

O ministro japonês Taro Kono divulgou em uma entrevista para a imprensa que até o final de setembro pode garantir doses para a inoculação da população acima de 16 anos, estimando por volta de 110 milhões de pessoas-alvo da vacinação.

Na última semana de abril, o terceiro estado de emergência entrou em vigor no Japão, abrangendo Tóquio e outras três províncias da região oeste do país: Osaka, Hyogo e Quioto. No dia 24/04, segundo a Kyodo News, o Japão chegou a registrar o maior número de casos dos últimos três meses: 5.500 novos casos de Covid-19.

O Primeiro-Ministro Yoshihide Suga instruiu que a Força de Autodefesa do Japão estabeleça um centro de vacinação em grande escala em Tóquio, na tentativa de acelerar a vacinação na capital do pais e sede dos jogos olímpicos.

Além do atraso na realização da olimpíada, outra preocupação é a restrição para a entrada de estrangeiros no país que já duram meses, como uma tentativa de contenção do vírus e a preocupação com as novas variantes.

Desde dezembro de 2020 as fronteiras do país estão fechadas, com apenas cidadãos japoneses, estrangeiros residentes e descendentes de primeira geração podendo retornar ao Japão. A expectativa é que a vacinação acelere nos próximos meses, e para isso o governo já está tomando medidas para agilizar a imunização da população japonesa.

Além de estabelecer grandes centros de vacinação em Tóquio e Osaka em maio, serão designados médicos e enfermeiros das Forças de Autodefesa para cumprir a meta vacinação de até 10 mil cidadãos a cada dia.

Fonte: Portal Mie, NHK e Alternativa Online.

 

Quer se informar sobre as últimas notícias do Japão?

Confira o Itiban News desta semana!

 

Deseja informações a respeito de entrada no Japão, documentações, visto e trabalho no Japão?

Fale com a nossa equipe: