A expectativa de vida no Japão atingiu números recordes para homens e mulheres, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão.
De acordo com dados divulgados pelo governo, em 2020 a expectativa de vida dos homens do país foi de 81,64 anos. E ainda, as mulheres atingiram uma média de 87,74 anos de vida.
Em 2020, devido a pandemia, houve um número crescente de mortes no país. Entretanto, as taxas de mortalidade diminuíram em decorrência de câncer, doenças cardiovasculares, AVC e outras doenças. Isso resultou em número relativamente alto para média de vida local.
Além disso, segundo o Ministério da Saúde do Japão, as medidas preventivas para a contenção de infecções durante a pandemia, também resultaram na redução de mortes por outras doenças virais.
Com o avanço dos estudos médicos, a tendência é longevidade aumente ainda mais.
Assista o Itiban News desta semana:
O Japão ocupa a terceira posição mundial em expectativa e vida, atrás apenas de Hong Kong e Suíça.
Mas ainda assim, o Japão possui a maior população de idosos do planeta. São cerca de 35 milhões de pessoas com mais de 65 anos no país, representado mais de 28% da população do Japão.
O Japão também possui o maior número de centenários do mundo. Em 2020, o número de pessoas com 100 anos ou mais chegou a casa dos 80 mil.
Inclusive, a pessoa mais velha do planeta atualmente é uma japonesa. Kane Takana possui 118 anos e mora em uma casa de repouso em Fukuoka.
Mas por que o Japão se destaca tanto em expectativa de vida?
Alguns hábitos de vida dos japoneses podem nos ajudar a explicar.
A alimentação no país se destaca por ser muito saudável, natural e diversificada. Há muitos frutos do mar, grãos e vegetais nas refeições todos os dias.
Além disso, o sistema de saúde local é muito eficiente. Há ciência e tecnologia disponível para a população, na esfera pública e privada.
Fonte: NHK, Portal Mie, Mundo Nipo.