Expectativa de vida no Japão atinge idade recorde

A expectativa de vida no Japão atingiu números recordes para homens e mulheres, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão.

De acordo com dados divulgados pelo governo, em 2020 a expectativa de vida dos homens do país foi de 81,64 anos. E ainda, as mulheres atingiram uma média de 87,74 anos de vida.

Em 2020, devido a pandemia, houve um número crescente de mortes no país. Entretanto, as taxas de mortalidade diminuíram em decorrência de câncer, doenças cardiovasculares, AVC e outras doenças. Isso resultou em número relativamente alto para média de vida local.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde do Japão, as medidas preventivas para a contenção de infecções durante a pandemia, também resultaram na redução de mortes por outras doenças virais.

Com o avanço dos estudos médicos, a tendência é longevidade aumente ainda mais.

Assista o Itiban News desta semana:

O Japão ocupa a terceira posição mundial em expectativa e vida, atrás apenas de Hong Kong e Suíça.

Mas ainda assim, o Japão possui a maior população de idosos do planeta. São cerca de 35 milhões de pessoas com mais de 65 anos no país, representado mais de 28% da população do Japão.

O Japão também possui o maior número de centenários do mundo. Em 2020, o número de pessoas com 100 anos ou mais chegou a casa dos 80 mil.

Inclusive, a pessoa mais velha do planeta atualmente é uma japonesa. Kane Takana possui 118 anos e mora em uma casa de repouso em Fukuoka.

Mas por que o Japão se destaca tanto em expectativa de vida?

Alguns hábitos de vida dos japoneses podem nos ajudar a explicar.

A alimentação no país se destaca por ser muito saudável, natural e diversificada. Há muitos frutos do mar, grãos e vegetais nas refeições todos os dias.

Além disso, o sistema de saúde local é muito eficiente. Há ciência e tecnologia disponível para a população, na esfera pública e privada.

 

Fonte: NHK, Portal Mie, Mundo Nipo.

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!