A solicitação do Certificado de Elegibilidade em 2021 traz preocupações em muitos que desejam ir ao Japão em breve.
Este certificado é um documento emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça do Japão, para ser apresentado no momento do desembarque.
Esse documento tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com uma das qualificações de permanência definidas na Lei de Imigração.
Para a elegibilidade ser obtida, é necessário que o requerente tenha um parente no Japão, pois o Certificado é liberado pela Imigração Japonesa somente através do parente que resida no país. E com a elegibilidade em mãos, o candidato estrangeiro pode solicitar o visto junto à embaixada ou consulado japonês.
Contudo, com as restrições de fronteiras no Japão, muitas pessoas ficaram receosas de em correr atrás de sua documentação.
Neste momento, vale mesmo a pena tirar o Certificado de Elegibilidade agora em 2021 sem ter uma previsão da entrada de brasileiros?
É claro que vale a pena tirar a elegibilidade agora!
A validade da elegibilidade já foi estendida e por conta disso não corre o risco de perder:
Todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/01/2020 até o próximo dia 31/07/2021 tiveram os prazos de validade estendidos até 31/01/2022.
E todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/08/2021 até 31/01/2022 terão 6 meses de validade.
Como a solicitação do Certificado de Elegibilidade é um processo demorado, caso deixe para depois quando acabarem as restrições, a tendência é aumentar a demanda na imigração e o processo de elegibilidade demorar mais ainda.
A expectativa na liberação do visto para sansei é de que ocorra após o término das olimpíadas, está muito próximo, por isso não perca tempo, corra e solicite logo a sua elegibilidade!
Qualquer dúvida, entre em contato com uma de nossas consultoras!