Correios no Japão e seus diversos serviços

As agências de correios no Japão, chamadas de yūbinkyoku (郵便局), oferecem muito mais do que você imagina! Você pode realizar vários serviços: é possível despachar cartas e pacotes, sacar dinheiro e até mesmo fazer o seguro do seu automóvel.

Alguns serviços que podem ser feitos nos correios do Japão são: Trabalho de coleta e entrega, Selo carimbo, Yu-Pack, Certificação de conteúdo, Poupança, Cambio, Transferências, Remessas internacionais, Títulos do governo, Fundos de investimento, Seguro de vida, Seguro de responsabilidade civil para motocicletas, Seguro automóvel, serviços no caixas eletrônicos (ATM) do Japan Post Bank.

Correios no Japão: Correspondências

As caixas de correio são vermelhas com o símbolo das estações postais 〒. Algumas províncias também as personalizam!

Para o envio de cartas, pacotes ou cartões postais, o serviço de correios é o lugar certo, é claro! As agências de correios do Japão oferecem o envio de encomendas internacionais, com as opções de correio de superfície (funabin), correio aéreo (kōkūbin), correio aéreo econômico (baixa prioridade). Há também a alternativa EMS (kokusai supiido), o correio expresso.

É importante lembrar que desde início de 2021 as remessas despachadas pelo Japão devem ter etiqueta padrão, digital e impressa. Ela é chamada de Electronic Advance Data (EAD), ou dados eletrônicos avançados.

Esta etiqueta deve ser utilizada para EMS, pacotes, pacotes pequenos, e-pacote e e-pacote light.

Para isso, é preciso ter uma conta na página web dos Correios do Japão ou Japan Post. Neste sitema, as informações são enviadas via internet para o país de destino.

E ainda, os correios do Japão oferecem o serviço de recolocação caso esteja se de mudança. Ao sair do país, é possível conseguir bons preços para enviar seus pertences.

E ainda, há a opção de mudar o endereço da sua correspondência a algum endereço de um conhecido por um ano após deixar o país.

Correios no Japão: cartões postais

Os cartões postais, ou Gotochi, são feitos pelo Sistema Postal Japonês e cada um deles representa um lugar no Japão. O nome se origida daí, pois ‘gotochi’ significa ‘local’.

Eles exibem símbolos japoneses (que podem ser pratos locais, trajes, monumentos, paisagens, etc.) em um nível nacional e regional, em um desenho animado colorido e divertido.

Em cada cidade há cartões diferentes, o que os torna objetos colecionáveis, até mesmo com edições limitadas. Os Gotochi são utilizados como souvenirs, simbolizando os lugares que visitou enquanto estava no Japão.

Correios no Japão: Conta poupança

Serviços bancários também podem ser utilizados no Japão! A abertura de contas é bem simples e você não precisa ir até um banco. Com uma conta poupança aberta, você pode ter acesso em qualquer  lugar do Japão. Este serviço é muito utilizado por estrangeiros, isso porque nem todos os bancos possuem uma agência em todas as cidades japonesas.

Correios no Japão: Saques

É possível encontrar nos correios do Japão uma ala reservada para caixas ATM. É um dos poucos locais no Japão onde é possível encontrar caixas eletrônicos internacionais em que você pode sacar dinheiro de cartões de débito. Eles funcionam durante o horário do estabelecimento comercial, portanto, atente-se aos horários de funcionamento.

Correios no Japão: Transferências

Você também pode realizar transferências bancárias nos correios! Para transferências entre duas contas no Japão você pode realizar a furikomi, a forma de transferência mais comum no país.

Para isso basta ir até uma agência postal com um formulário preenchido com as informações relativas ao Furikomi que você deseja fazer. Se não possui uma conta bancária japonesa, também é possível fazer transferências através de um caixa eletrônico usando dinheiro.

Correios no Japão: Obtenção de seguros

Está disponível também disponível nas agências correios no Japão também vários tipos de seguros. Por meio deles, ele é possível reduzir os encargos financeiros em caso de emergência. Algumas opções de seguro são:

Seguro de vida: seguro recomendado para quem deseja um seguro de vida vitalício.

Seguro de estudante: Este seguro é para arrecadar fundos para se preparar para a progressão de seu filho na escola.

Seguro de responsabilidade civil para motocicletas: seguro de responsabilidade civil automóvel para bicicletas motorizadas e motocicletas de 250 cc ou menos. Todos os proprietários de bicicletas motorizadas e motocicletas de 250cc ou menos são obrigados a fazer um seguro de responsabilidade civil.

JP Life Support Insurance: é um seguro não vida que pode se preparar para vários riscos relacionados à vida diária, exceto doenças.

Post Office Auto Insurance: é um seguro não vida para cobrir diversos danos relacionados a acidentes de carro.

 

E ai, você sabia que poderia fazer todos esses serviços em uma agência de correios no Japão? Faça uma visita e nos conte como foi!

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!