Certificado de Elegibilidade tem validade prorrogada

Quem teve seu certificado de elegibilidade emitido neste ano estava com preocupações a respeito do prazo de validade. Muitos estão aguardando com a documentação pronta a abertura do consulado para solicitação de visto.

Felizmente temos boas notícias vindas do consulado! O departamento de imigração do Japão levou em conta os inúmeros processos atrasados devido à disseminação da nova infecção por Coronavírus, e tomou medidas para estender o período de validade da Elegibilidade.

O que é Certificado de Elegibilidade?

Certificado de Elegibilidade é um documento emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça, para ser apresentado no momento do desembarque.

Esse documento tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com uma das qualificações de permanência definidas na Lei de Imigração.

Para este certificado ser obtido, é necessário que o requerente tenha um parente no Japão, pois o Certificado é liberado pela Imigração Japonesa somente através do parente que resida no país. E com a elegibilidade em mãos, o candidato estrangeiro pode solicitar o visto junto à embaixada ou consulado japonês.

Assim, considerando que a disseminação da nova infecção por coronavírus ainda está afetando os procedimentos de imigração, o Ministério das relações exteriores estendeu novamente a validade dos certificados de elegibilidades:

Todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/01/2020 até o próximo dia 31/07/2021 tiveram os prazos de validade estendidos até  31/01/2022

E todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/08/2021 até 31/01/2022 terão 6 meses de validade.

Contudo, é importante se atentar sobre algumas questões. Para solicitação de visto, confira se todos os termos estão de acordo com os apresentados no momento do pedido de emissão da elegibilidade. E ainda, verifique se há alterações no status de residência do seu parente convidador.

Qualquer dúvida, entre em contato com uma de nossas consultoras!

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!