Quem teve seu certificado de elegibilidade emitido neste ano estava com preocupações a respeito do prazo de validade. Muitos estão aguardando com a documentação pronta a abertura do consulado para solicitação de visto.
Felizmente temos boas notícias vindas do consulado! O departamento de imigração do Japão levou em conta os inúmeros processos atrasados devido à disseminação da nova infecção por Coronavírus, e tomou medidas para estender o período de validade da Elegibilidade.
O que é Certificado de Elegibilidade?
O Certificado de Elegibilidade é um documento emitido pelo Departamento de Controle de Imigração do Ministério da Justiça, para ser apresentado no momento do desembarque.
Esse documento tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com uma das qualificações de permanência definidas na Lei de Imigração.
Para este certificado ser obtido, é necessário que o requerente tenha um parente no Japão, pois o Certificado é liberado pela Imigração Japonesa somente através do parente que resida no país. E com a elegibilidade em mãos, o candidato estrangeiro pode solicitar o visto junto à embaixada ou consulado japonês.
Assim, considerando que a disseminação da nova infecção por coronavírus ainda está afetando os procedimentos de imigração, o Ministério das relações exteriores estendeu novamente a validade dos certificados de elegibilidades:
Todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/01/2020 até o próximo dia 31/07/2021 tiveram os prazos de validade estendidos até 31/01/2022
E todas as elegibilidades emitidas a partir de 01/08/2021 até 31/01/2022 terão 6 meses de validade.
Contudo, é importante se atentar sobre algumas questões. Para solicitação de visto, confira se todos os termos estão de acordo com os apresentados no momento do pedido de emissão da elegibilidade. E ainda, verifique se há alterações no status de residência do seu parente convidador.
Qualquer dúvida, entre em contato com uma de nossas consultoras!