Japão encerra estado de emergência em parte do país neste domingo

O governo do Japão encerra o Estado de Emergência em algumas províncias do país, no domingo (20).

O Estado de Emergência terminará em nove províncias, sendo elas: Tóquio, Osaka, Hyogo, Kyoto, Aichi, Fukuoka, Hiroshima, Okayama e Hokkaido. Em Okinawa, a vigência será prolongada devido a sobrecarga do sistema de saúde local.

Omi Shigeru, chefe do painel consultivo sobre Coronavírus do Japão, pediu ao governo que, antes de Japão encerrar o Estado de Emergência em algumas províncias do país, que cumpra certas condições.

Primeiramente, o governo deve investir no avanço das vacinações e testagem. Como segunda condição, é preciso tomar providências fortes rapidamente, caso haja sinais de que as infecções aumentem novamente. E, em terceiro lugar, Shigeru solicita o planejamento de medidas necessárias para a contenção do vírus no país para os próximos meses.

Assim, em substituição ao Estado de Emergência, o governo prevê substituir o Estado de Emergência por medidas rigorosas, com ações direcionadas para o controle dos casos no país.

No momento, as medias antivírus intensivas estão implementadas em cinco cidades. Elas serão encerradas domingo em Gifu e Mie, e mantidas até 11 de julho em Saitama, Chiba e Kanagawa.

Ainda, como medidas de contenção, onde houver Estado de Emergência ou as Medidas Antivírus Intesivas, o governo japonês pretende limitar a presença em grandes eventos a capacidade máxima 5 mil pessoas.

Já nas províncias que estiverem com Medidas de Transição, o governo estuda a possibilidade de elevar o limite de público a 10 mil pessoas, mesmo após com as medidas finalizadas.

O Japão também tem feito os planejamentos finais para a Olimpíada e Paraolimpíada de Tóquio para que seja possível a presença de público com segurança.

Via: NHK, NHK¹, NHK², NHK³.

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!