O primeiro-ministro do Japão, Suga Yoshihide, acredita é possível realizar olimpíada de Tóquio de forma segura. Isso foi declarado para a imprensa no plenário da Câmara Alta, na quarta-feira (19).
Suga reitera que o governo tem prioridade em tomar medidas rigorosas contra o vírus e cuidar da saúde dos cidadãos. E ainda, afirma que é possível manter a seguridade equipe olímpica durante a realização do evento.
Confira as ultimas notícias do Japão no Itiban News:
Entretanto, há desconfiança em meio a quarta onda no país e estados de emergência em várias cidades.
O jornal The Asahi fez uma pesquisa com os cidadãos japoneses. Como resultado, 83% da população gostaria que os jogos olímpicos e paraolímpicos de Tóquio fossem cancelados ou adiados.
Em decorrência da insegurança dos japoneses, se destaca também uma petição online criada para o cancelamento dos jogos. Houve mais de 300 mil assinaturas contrarias a realização da competição.
Quais serão as medidas tomadas para realização da olimpíada de Tóquio?
Suga enunciou que o governo tomará providências rígidas. Assim, se comprometendo com a realização segura dos jogos, não será permissão de entrada de turistas para acompanhar a tão esperada olimpíada de Tóquio.
Da mesma forma, ou medida a ser tomada será não permitir o contato dos atletas com a população local. Contudo, ainda está em análise a possível presença do público japonês nas arquibancadas dos jogos.
Além disso, o governo do Japão encomendou vacinas da farmacêutica estadunidense Pfizer para imunizar os atletas. A previsão é que isto seja feito até junho.
Segundo Mark Adams, representante do Comitê Olímpico, a maioria colaboradores do evento e atletas estarão imunizados durante a competição.
Ainda, Mark deu apoio as medidas de estado de emergência estendidas pelo governo até o fim de maio. Com isso, acredita que os jogos sejam realizados na data prevista, em 23 de junho.
Via: NHK, Alternativa Online