Maringá: uma das principais Comunidades Japonesas do Brasil

A comunidade Japonesa em Maringá no Paraná é uma das principais do Brasil. Há cerca de 430 mil descendentes japoneses, representando por volta de 4,5% da população local. Nesta cidade localiza-se a sede administrativa da Itiban!

Coritiba Foot Ball Club

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

A primeira família de origem nipônica migrou para Maringá em 1939. A comunidade japonesa na cidade se mostra por diversos espaços, monumentos, templos, festas, práticas religiosas e manifestações culturais.

Maringá conta até mesmo com árvores plantadas por membros da família imperial do Japão, que já visitou a cidade diversas vezes.

Em 2018, o príncipe do Japão, Akishino, e sua esposa, a princesa Kiko plantou na cidade uma cerejeira japonesa.

Além disso, visitou o pontos turísticos na cidade e participou das comemorações do Centenário da Colonização Japonesa no Paraná. E ainda, dos 45 anos de Irmandade entre o Estado do Paraná e a Província de Hyogo.

Maringá é a cidade irmã de Kakogawa, no Japão.

Segundo a prefeitura de Maringá:

O laço entre essas cidades visa o mútuo desenvolvimento e união dos Municípios, abrangendo as áreas técnica, científica, econômica, esportiva, cultural e social

Com esta parceria, foi nomeada em Maringá a importante Avenida Kakogawa. E, da mesma forma, foi batizada na cidade Irma, uma avenida com o nome do município paranaense.

Em Kakogawa também há um monumento em homenagem à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, o cartão postal de Maringá.

A cidade de Maringá também conta com uma entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, a ACEMA.

Ela foi fundada em 18 de junho de 1944. A partir dela, há atividades culturais, sociais e esportivas. Isso resultou no crescimento do seu potencial, sendo é reconhecida pela comunidade no Brasil inteiro e até mesmo, internacionalmente.

Foto: Divulgação/ACEMA

Via: GMC, ACEMA, Maringá.com,

 

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!