Kodomo no Hi: O dia das Crianças no Japão

5 de Maio| Dia das Crianças

Kodomo no Hi こどもの日

 

Kodomo no Hi (こどもの日), é comemoração do Dia das Crianças no Japão. Ele é comemorado no dia 5 de maio e é ultimo dos feriados nacionais que compõem a Golden Week. Este é um dia para comemorar a infância, o desenvolvimento e a alegria das crianças.

Anteriormente, a data era conhecida como Tango no Sekku (Dia dos Meninos), o que mudou durante a ocupação pós-guerra. Contudo, as tradições continuam direcionada aos meninos, já que as meninas também possuem uma data especial, o Hina Matsuri.

O feriado é rico em decorações internas e ao ar livre, incluindo pratos típicos e músicas folclóricas.

Uma da comida muito tradicional do Kodomo no Hi – dia das Crianças no Japão,  é o Chimaki. Confira no vídeo:

Um dos elementos simbólicos no Dia das Crianças é o altar montado com bonecos de guerreiros samurais, capacetes de samurai, espadas e outros elementos que faziam parte de uma batalha antiga. Os bonecos comumente representam personagens tradicionais como Kintaro, Shoki e Momotaro.

Contudo, o símbolo principal deste feriado é o Koinobori. Assim, no dia 5 de maio, os japoneses costumam pendurar essas bandeiras em forma de carpas coloridas em frente as suas casas.

Normalmente, elas podem ser pequenas ou ter vários metros, sendo suspensas por linhas em várias partes das cidades e rios japoneses. Os Koinobori hasteados, balançando com o vento, são como carpas nadando nos céus.

Foto de Sen Lee no Unsplash

O significado de Koinobori é bastante interessante! Pode ser traduzido de forma literal como “Subida das carpas”. Este artefato simboliza a persistência, força, coragem e bravura das carpas que passam pelo processo enfrentar a correnteza do rio para desovar.

Há uma lenda muito conhecida no Japão sobre uma carpa, que nadou arduamente contra a correnteza. Ao cumprir seu propósito de chegar rio acima, devido a sua coragem e perseverança, transformou-se em um dragão.

Desta maneira, nas semanas que antecedem o Kodomo no Hi – o dia das crianças no Japão, o Koinobori é usado tradicionalmente pelas famílias para atrair essas características tão admiradas nas carpas. Para que assim, que os filhos cresçam fortes, perseverantes, corajosos e determinados.

Via: Coisas do Japão, Japão em Foco, Cultura Japonesa.

 

Quer mudar de vida? Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!