Oshougatsu: o Ano novo no Japão e suas tradições

O Ano novo no Japão é conhecido como Oshougatsu e é comemorado do dia 1 ao dia 3 de janeiro. A data é considerada sagrada pelos japoneses, e algumas tradições se estendem até final de janeiro com festivais, apresentações e cerimônias.

Na preparação para a data, os japoneses têm o costume de limpar suas residências fazer uma verdadeira faxina em casas, santuários ou empresas, conhecida como Oosouji.

A comemoração do oshougatsu é diferente do que estamos costumados no Brasil e países do Ocidente. Em vez de fogos de artifícios e grandes festas, o Ano Novo é recebido pelo Japão com 108 badaladas.

No dia 31 de dezembro, os sinos dos Templos Budistas batem em contagem regressiva, em uma cerimônia chamada Joya no Kane.

Segundo o budismo, isso é feito para renegar os 108 desejos humanos mundanos, purificando o corpo e a mente para o ano que se inicia. A última badalada à meia-noite marca a virada de ano e a purificação dos pecados.

É muito comum nos primeiros dias do ano as pessoas irem a templos e santuários pedir saúde e prosperidade. Esta primeira visita ao templo é conhecida como hatsumode (初詣). Nesse dia, é comum ver as pessoas usando trajes típicos, como o quimono e o hakama.

Omikuji, a “loteria sagrada”

Ao visitar nesta época os templos é também possível comprar talismãs para atrair boa sorte no ano novo, como o Omamori, Daruma e Maneki Neko. Além disso, também há a Omikuji, a “loteria sagrada”, que traz mensagens sorteadas que predizem a sorte para o  novo ano.

No dia 1 de janeiro também é tradição acordar bem cedo para assistir o primeiro nascer do sol do ano, o hatsuhinode (初日の出).   Neste dia, muitas pessoas se reúnem em praias e montanhas, para celebrar a chegada do novo ano.

Quer mudar de vida?

Ganhe dinheiro trabalhando no Japão!