Como funciona o Visto Yonsei é uma pergunta que recebemos muito em nossas redes sociais.
Enquanto esperamos a abertura das fronteiras do Japão, confira como é o procedimento para entrada no país para descendentes de quarta geração.
Yonsei possui basicamente duas formas de possibilidade de residência no Japão:
Yonsei menor de idade (até 17 anos)
Para Yonseis que são menores de idade, ou seja, que ainda não possuem 18 anos completos, o tipo visto que poderá ser solicitado é como dependente dos pais.
Este visto é de longa permanência sem limite de permanência no Japão.
Para o processo é necessário:
– Justificativa: justificar a necessidade dessa criança estar indo ao Japão, explicando porque não pode permanecer no Brasil.
– Certificado de elegibilidade: Esse documento tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com uma das qualificações de permanência definidas na Lei de Imigração.
– Matrícula Escolar: Em algumas imigrações, também é durante o andamento do processo, podem solicitar matricula em escola do Japão, ou informações em que escola irá estudar, e também informações de como será a rotina dessa criança no Japão.
Yonsei maior de idade (a partir de 18 anos)
Para yonseis maiores de idade existe a opção de uma modalidade de visto, cujo pré-requisitos são:
– Idade: Ter de 18 a 30 anos incompletos;
– Idioma: Certificação mínima N5 em proficiência na língua japonesa
– Não poderá levar nenhum membro da família
– Certificado de elegibilidade: esse documento tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com uma das qualificações de permanência definidas na Lei de Imigração.
– Garantidor: Ter um garantidor (tutor) que pode ser parente ou não, e que obrigatoriamente tenha o visto permanente ou que tenha nacionalidade japonesa;
– Estudo: deverá escolher uma área relacionado a cultura japonesa na qual irá se aprimorar e fazer um curso enquanto estiver no Japão.
– Reserva financeira: deverá comprovar que tem um dinheiro reserva para comprar a passagem em casos de emergência se tiver que retornar ao Brasil ou para o caso de ficar desempregado;
– Atestado de saúde: deverá comprovar que tem boa saúde, com um atestado médico, e em algumas imigrações exigem o hemograma completo e tomografia do pulmão.
Para Yonsei com essa modalidade de visto também terá a possibilidade de trabalhar, mas terá que ter um tempo disponível para frequentar os cursos, que serão obrigatórios.
Assim também, tempo máximo de permanência no Japão é de 5 anos, não podendo ser prorrogado. Isso porque, essa modalidade de visto permitida pela imigração japonesa não é de longa permanência. É visto especifico para aprender a cultura japonesa, não para trabalho e residência no Japão, por isso o limite máximo é de 5 anos.
Se você tem alguma pergunta, entre em contato com um de nossos consultores. Estamos sempre disponíveis para te atender!