Maringá, uma das cidades mais emblemáticas do Brasil, estabeleceu sua primeira relação de irmandade com Kakogawa, no Japão, em outubro de 1972.
Essa conexão resultou na criação da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e na construção do Parque do Japão, entre outras iniciativas colaborativas.
Em 2023, as duas cidades celebram 51 anos dessa parceria, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento e a união nas áreas técnica, científica, econômica, cultural, esportiva e social.
Ao longo dessas décadas, muitas visitas, homenagens e trocas de presentes entre as comunidades enriqueceram esse laço. Confira algumas curiosidades sobre essa amizade duradoura:
Visitas Marcantes
Diversas delegações de Kakogawa já estiveram em Maringá, incluindo cidadãos, autoridades locais e até membros da família imperial japonesa.
Um evento memorável ocorreu em 1978, quando o casal imperial Akihito e Michiko visitou Maringá para a cerimônia de fundação da Acema e a inauguração do Jardim Imperial.
Durante essa visita, a Imperatriz fez uma homenagem a um Ipê Roxo, que agora é conhecido como a “Árvore da Imperatriz” e se tornou um importante símbolo da cidade, situado na esquina da Avenida Brasil com a Avenida Ricahuelo.
Em 2008, o atual imperador, Naruhito, visitou Maringá para a abertura do Parque do Japão, um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Kakogawa.
A última visita da família imperial à cidade foi em 2015, quando o príncipe Fumihito Akishino e a princesa Kiko Akishino conheceram o Parque do Japão e o monumento IMIN 100, que celebra os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, inaugurado por Naruhito em 2008.
Monumentos e Homenagens
Além do IMIN 100, que está localizado no Parque do Japão, Maringá possui um monumento na Praça Jardineiro Altino Cardoso, comemorando os 40 anos de irmandade com Kakogawa. Nessa mesma ocasião, 60 mudas de cerejeiras foram plantadas, gentilmente doadas pela Copel.
O prefeito de Kakogawa, Shoichi Tarumoto, participou da cerimônia e ressaltou a importância do monumento: “Maringá preserva diversas homenagens a Kakogawa, assim como Kakogawa honra Maringá, demonstrando o forte vínculo entre nossas comunidades.”
Com 6 metros de altura e 2,40 metros de largura, o monumento é composto por duas estruturas que simbolizam a união entre as cidades. A base apresenta a letra “M”, representando Maringá, enquanto os telhados de Kakurinjy, um templo de Kakogawa, são homenageados nas partes superiores da obra.
Em Kakogawa, também há homenagens a Maringá. Em frente à estação da cidade, foi construída uma réplica da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, com placas que explicam a relação entre as duas localidades. Além disso, diversos ipês foram plantados em Kakogawa, todos com informações em português e japonês.
Maringá tem uma avenida com o nome de Kakogawa, e, em contrapartida, Kakogawa possui uma avenida chamada Maringá. Essa via, situada próxima à estação, conta com placas informativas que trazem o logotipo da prefeitura nos pontos de táxi e ônibus.
Além de Kakogawa, Maringá mantém laços com outras cinco cidades: Leiria, em Portugal, desde 1982; General San Martín, na Argentina, desde 1993; Città di Caserta, na Itália, desde 2000; e Heping e Yongzhou, na China, desde 2009 e 2022, respectivamente.
Pronto para dar o próximo passo na sua carreira no Japão? Não perca tempo! Clique aqui para se cadastrar na Itiban e descubra as melhores oportunidades de trabalho que aguardam por você. Junte-se a nós e transforme seu sonho em realidade!
Fonte: Maringa.com